Estranho e raro, esse tubarão do fundo do mar ainda guarda muitos mistérios para a ciência. Há pouco mais de cem anos atrás, os pescadores japoneses pela primeira vez capturaram um tubarão muito estranho ao largo de Yokohama. O tubarão ganhou o nome Goblin Shark (tubarão-duende).
O tubarão-duende é um carnívoro de nível superior em seu habitat natural. Ele é encontrado apenas em poucos lugares, geralmente em águas profundas além de 300 metros. Esses lugares são o Japão, África do Sul, talvez fora de Portugal, e, em alguns casos, no Oceano Índico.Como eles ficam perto do fundo do mar, eles geralmente são capturados através de redes de emalhar de profundidade e pesca de linha no fundo do mar. Eles são muitas vezes apanhados pela pesca de arrasto. Além disso, eles são encontrados às vezes enredados por linhas de pesca de alto mar.
Recentemente, um animal foi capturado perto de São Paulo e analisado pelos pesquisadores Otto Gadig, da UNESP de São Vicente, e Teodoro Vaske Jr. da UNISANTA de Santos.A boca estende-se e os dentes são afiados, eles capturam presas no fundo do mar. Não está bem claro qual a função do seu focinho longo, mas provavelmente ele oferece uma maior superfície de seus órgãos sensoriais, o que lhe permite detectar os minúsculos campos elétricos gerados por suas presas. Seu fígado possui cerca de ¼ do peso total e tem a mesma função que em outros tubarões: uma bexiga natatória,lhe permite subir ou descer na coluna de água sem grandes problemas.Ela atinge mais de 6 metros de comprimento e se alimenta principalmente de polvos, caranguejos e peixes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário